Rodas Classicas

As rodas de liga leve fazem toda a diferença para o visual do carro. Esses acessórios podem ser o toque final na composição de um estilo perfeito ou, por outro lado, aqueles elementos que estragam o restante da obra. A indústria automobilística sabe disso: os designers costumam elaborar as rodas em conjunto com o restante do veículo, de modo a obter total harmonia. Em alguns casos, eles são tão bem-sucedidos que os produtos marcam época, lançam moda e tornam-se icônicos.


Nossa lista de hoje é exatamente sobre esses modelos: enumeramos os 10 carros nacionais equipados de fábrica com as rodas liga leve mais memoráveis. Confira e, se você lembrar de outros modelos, cite-os nos comentários!

10. Roda pinças de escorpião: Fiat Stilo Schumacher

O Stilo foi o primeiro carro nacional equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas. Inicialmente, elas eram disponibilizadas na versão esportiva Abarth, mas com o tempo foram sendo oferecidas em outras versões.


Para muitos, as mais bonitas eram as da série especial Schumacher, com raios que remetiam às pinças de um escorpião. A ironia é que esse aracnídeo é símbolo da Abarth, mas tais componentes inspirados nele nunca equiparam a configuração homônima.

9. Roda diamantada: Fiat Tempra Ouro

Quem viveu os anos 90 deve se lembrar do impacto que o Tempra causou no mercado. Seu design anguloso, com frente em cunha e traseira alta, tinha aspecto futurista. Para completar, havia o motor de 16 válvulas, o primeiro desse tipo em um automóvel nacional. E havia, claro, belas rodas de liga leve, idênticas às do similar europeu, que tinham pintura cinza nas versões de entrada e acabamento diamantado na top de linha.


Elas rapidamente viraram febre entre os proprietários de outros modelos da Fiat daquele período, e passaram a ser vistas pelas ruas em diversas unidades de Uno, Tipo, Tempra e Prêmio, entre outros.

8. Roda de tampa quadrada: Fiat Uno 1.5R

Versão esportiva 1.5R do Fiat Uno trazia adereços externos....
O design do Fiat Uno foi traçado com linhas retas, simples e funcionais. O estilo é tão marcante que a Fiat o adotou até nas rodas de liga leve das versões 1.5R e 1.6R. O cubo em formato quadradinho, coberto com calotinhas, era uma solução de estilo original e harmoniosa, e ainda combinava perfeitamente com o veículo. Igualmente singular era a tampa traseira pintada de preto fosco.


Hoje, as versões esportivas do carrinho são lembradas tanto pelo visual marcante quanto pelo prazer que proporcionavam a quem as dirigia. Mas a concorrência também fez rodas que marcaram época: difícil saber qual é a mais bonita!

7. Roda raiada: Ford Escort XR3 1.8

A associação entre a Ford e a Volkswagen, que resultou na Autolatina, sanou a falta de potência do Escort. Em 1988, o hatch ganhou motor 1.8 de 99 cv e passou a encarar os concorrentes em pé de igualdade.


Para completar, pouco antes o modelo havia ganhado uma reformulação visual, com a adoção de novos para-choques e saias laterais, além de rodas de liga leve redesenhadas, com estilo raiado. Mas esses componentes não foram os únicos que marcaram época no modelo: prossiga e descubra!

6. Roda quatro bolas: Ford Escort XR3 1.6

Ford Escort Mk 3
O primeiro Escort XR3 não tinha desempenho esportivo. Aliás, estava longe disso! Equipado com um motor 1.6, entregava apenas 86 cv de potência, número modesto mesmo para os padrões dos anos 80.


Mas quando o assunto é design, o modelo, literalmente fazia bonito. Ele trazia vários detalhes estilosos, como os quatro faróis dianteiros e discretas faixas adesivas nas laterais. Claro, não faltavam as características rodas de liga leve com motivos circulares, ou, em linguagem mais popular, “quatro bolas”, ou ainda “trevinho”.

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5. Roda Cruz: Chevrolet Monza S/R

O Monza S/R rivalizava com o VW Passat Pointer
O Monza S/R foi um dos esportivos mais cobiçados do país durante os anos 80. O visual era campeão: as formas aerodinâmicas da carroceria casavam perfeitamente com adereços como aerofólio traseiro, spoiler dianteiro… E, claro, com as belas rodas de liga leve de aro 14 em formato de cruz, exclusivas da versão.


Fabricada por pouco tempo, só entre 1986 e 1988, essa versão é, hoje, uma das mais valorizadas da linha. E também uma das mais raras: em parte, devido às baixas vendas da carroceria hatch, já que os consumidores optavam, majoritariamente, pelo sedã; outra razão era o elevado preço da configuração S/R.

4. Roda ralinho: Chevrolet Opala Comodoro

Desenho de grade e faróis era inspirado no do Monza
Clássico nacional, o Opala teve mais de 1 milhão de unidades produzidas ao longo de 24 anos. Por isso, é natural que ele também tenha sido equipado com rodas de liga leve marcantes.

Entre os diferentes componentes que calçaram seus pneus, talvez os mais lembrados sejam os conhecidos como “ralinho”. Muitos proprietários do de Opala e Caravan disputam esses acessórios até hoje!


3. Roda “BBS”: Volkswagen Santana Executivo

Modelo utilizava motor do Gol GTi, com injeção eletônica
Rodas raiadas de diferentes modelos já equiparam uma miríade de automóveis ao redor do mundo. No Brasil, o veículo mais famoso a usar acessórios desse tipo foi o Santana Executivo.

Feitas em liga leve, essas rodas ficaram conhecidas como BBS, marca alemã que produzia componentes de estilo idêntico. Essa versão foi a mais luxuosa que o sedã da Volkswagen teve durante os anos 80.

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2. Roda pingo d’água: Volkswagen Gol GTS

Sim, as rodas de liga leve pingo d’água também equiparam o Gol GTi, mais precisamente os da primeira safra, em 1989. Mas a estreia delas foi na versão GTS, em 1987, que substituiu a GT.


Embora ambas tivessem várias características técnicas em comum, a mais recente trazia visual mais invocado. O toque final ficava por conta justamente das belas rodas.

1. Roda orbital: Volkswagen Gol GTi

Os fãs de carros Volkswagen costumam ter apreço especial por essas rodas de liga leve. Elas equipavam o Gol GTi durante a primeira metade da década de 90 e causaram frenesi. Quem não podia ter o top de linha as instalava em outras versões e até em veículos de marcas diferentes.

Originalmente, elas tinham aro 14, mas passaram a ter similares aftermarket em várias outras medidas. Exageros à parte, a roda orbital realmente parece combinar perfeitamente com as linhas do esportivo.

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